Yoga é uma das filosofias de vida, adotada por aqueles que buscam a evolução espiritual.
Hatha Yoga é a prática física de purificação do corpo, indicada aos que buscam a evolução espiritual.É simples assim.
Mas não basta para a insaciável natureza humana.
Nós estamos sempre em busca de vencer limites físicos, como forma de provar que somos fortes, que estamos no controle da situação e que estamos evoluindo na prática.
O homem precisa vencer desafios, comprar as roupas específicas e tecnológicas, e de preferência, causar impacto por seu contorcionismo.
E como diz o iluminado Prof. Hermógenes isso é “comer a casca da banana e desprezar o fruto”
Eu, como professora apaixonada por yoga, sinto a necessidade de ressaltar que a verdadeira prática de yoga, não implica em risco algum.
Yoga é auto conhecimento, auto observação, evolução física, mental e espiritual.
O praticante que observa os Yamas (satya=verdade e ahimsa=não violência, por exemplo) e Nyamas (santosha=contentamento e tapas=perseverança austera) de Patanjali, durante cada asana, não está sujeito à riscos.
Yoga é uma prática que traz a consciência (o SER) para o corpo, e nos faz entender que o corpo é instrumento da consciência.
E que a natureza da consciência (Purusha) é espiritual e eterna, e a natureza humana é material, física, e usa o corpo temporariamente.
E que somos nós, intimamente, que escolhemos a natureza à qual vamos nos apegar: à eterna natureza da consciência espiritual, ou à insaciável e impermanente natureza humana!
NAMASTÊ!