Parece difícil, mas todos podem praticar este asana e beneficiar-se imensamente, e quando executado com a consciência de seus limites e possibilidades, não há contra indicações.
A intensa força aplicada sobre a coluna, favorece a irrigação sanguínea dos tecidos ósseos e musculares dessa região, tonifica os órgãos abdominais, e mantém ou recupera a elasticidade da coluna.
As mulheres se beneficiam especialmente com este asana que define a silhueta e corrige irregularidades menstruais. Seu potencial para ajustar o sistema endócrino, favorece a manutenção do peso saudável e também é um benefício apreciado pelas mulheres.
Efeitos psicológicos: a intensa contração dos glúteos exigida na manutenção do asana, nos ajuda a eliminar ‘medos’ de qualquer ordem; em contrapartida, a abertura torácica, ajuda a desenvolver a coragem. Assim, este asana torna-se uma maravilhosa ferramenta de estímulo psicológico, da atitude de enfrentamento adequado das adversidades da vida.
Como fazer:
– deite-se de bruços no chão
– inspire, e expirando flexione os joelhos e com as mãos alcance seus tornozelos ou a ponta dos pés.
– faça algumas respirações permanecendo neste ponto
-inspire, e expirando inicie o movimento de expansão torácica. Este é o ponto de máxima atenção: as mãos seguram firmemente os pés ou tornozelos; os braços, e principalmente os ombros devem permanecer relaxados mas firmes, para que funcionem como as cordas de um arco, que apenas resistem à força.
– com total atenção e foco nos glúteos e posterior das coxas, coloque a força para estender as pernas, enquanto seus braços apenas resistem à esta força, permitindo assim, a elevação das pernas e do tórax, ao mesmo tempo
– não tensione os ombros
– se for possível, eleve um pouco a cabeça puxando-a para trás
– permaneça pelo tempo que for possível
– note que a respiração ficará um poco dificultada e acelerada
-desfaça o asana em uma expiração profunda, e permaneça com todo o corpo relaxado por alguns instantes observando toda transformação que estas forças proporcionaram ao corpo e à mente.
Para este asana não existem contra indicações, e ao contrário do que se pode pensar, não trará prejuízos para a lombar, principalmente se as forças forem aplicadas corretamente.
Em resumo, a contra indicação é para quem fizer o asana de forma errada.
Experimente!! Transforme-se de corpo, mente e alma!!
Boa prática!
NAMASTÊ!