Já parou pra pensar por que a palavra ‘relacionamento’ foi escolhida para designar a ligação entre as pessoas?
Relacionamento vem do latim “RELATIO” que significa restaurar ou trazer de volta. Nada parece ter a ver com um relacionamento.
Mas, se formos procurar nos dicionários da língua portuguesa, a palavra ‘relacionamento’ está ligada a palavra ‘relação’, e aqui sim podemos encontrar o significado que esperávamos.
Dentre outras definições, ‘Relação’ é a conexão existente entre duas grandezas, dois fenômenos: relação de causa e efeito.
Agora parece um pouco mais fácil tentar entender por que os relacionamentos entre pessoas são tão difíceis?
Por que é assim quase impossível um relacionamento harmonioso?
Por que eles têm que causar tanto atrito?
Relacionamentos são métodos de lapidação. Se as pessoas do relacionamento têm muitas pontas, muitas arestas, o atrito entre essas pontas obviamente será intenso, até que a lapidação esteja completa.
Se voltarmos ao conceito da palavra relação, e entendermos duas pessoas como duas grandezas, dois fenômenos, encontramos a explicação para este tal grau de dificuldade dos relacionamentos.
É preciso reconhecer a grandeza no outro para que a relação seja harmoniosa.
Essa é a parte difícil desta lapidação. O ego exacerbado, não nos permite enxergar qualidades ou grandezas em outras pessoas, o que vai criando em nós as pontas e arestas.
Não condeno muito isso, pois um instinto de defesa desperta no ego o medo de ser derrotado por este outro ser que se apresenta também grandioso como eu.
Porém, o ego bem desenvolvido, que nunca fugiu de uma lapidação nos relacionamentos ao longo de sua vida, já entendeu que assim é que ele torna-se cada vez mais brilhante, mais suave, mais apto a relacionar-se, e mais útil no mundo.
Ninguém desenvolve-se sem relacionamentos, nem mesmo uma ameba.
Precisamos nos relacionar com outras grandezas para qualquer coisa que queiramos realizar.
Podemos escolher se vamos nos relacionar para lapidar nossas pontas até que o atrito cesse completamente, ou se vamos permanecer criando as pontas que se atritarão eternamente nos relacionamentos.
Podemos escolher ser a causa para o efeito que tanto desejamos.
Não existe nenhum segredo ou grande mistério em relação à isto.
Desenvolva “sabiamente” o seu ego, e os relacionamentos se tornarão deliciosos e prazerosos.
É apenas a evolução desta grandeza que está em todas as coisas à nossa volta.
NAMASTÊ!!