Jaque BorgesJaque BorgesJaque BorgesJaque Borges
  • Apresentação
  • Yoga
  • Formação Instrutor Yoga
  • Índia na Veia
  • Blog
  • Contato
Setembro – 2019
15 de abril de 2019
Conhecendo Varanasi – ÍNDIA – FEV/2019
22 de abril de 2019

Qual é o tamanho do seu problema?

Os problemas são do tamanho do homem…Esta é uma afirmação de filósofos e sábios como Aristóteles, Platão, Hermes, Lao Tsé, entre muitos outros.
Se você tem grandes problemas, acredite, não é um terrível castigo de ‘deus’, ou a crueldade da vida. É apenas uma oportunidade ofertada pela vida, em sua infinita e misteriosa sabedoria, para que você dê um grande passo à frente.
E esta é a natureza humana. Dar passos à frente, em direção à um desenvolvimento e evolução.

Olhando por este prisma, e com um pouco de boa vontade, entendemos que nenhum problema surge para atrapalhar nosso caminhar, ou nos impedir, e muito menos para nos fazer retroceder. Permanecer na mesmice da vida, na calmaria aparente de uma conquista, tolido pela falta de consciência e de vontade, é retroceder.

Ontem, um filme ao qual eu assitia, intentava evidenciar como nos boicotamos, como nos aprisionamos e simulamos uma satisfação. Não há satisfação plena. Há apenas a presumida sensação de satisfação, alimentada pelo medo de enfrentar problemas, sobretudo, problemas de aparência grandiosa, assustadora e intransponível.
A personagem principal do filme é uma espécie de anjo. Uma consciência que reconhece alguns poderes inexplicáveis, domina tais poderes, mas, esbarra sempre em um limite.
O limite, como uma barreira, é o seu principal problema. Mas, quando parou de olhar para a barreira, e olhou para dentro de si, o anjo venceu mais este limite.

Os problemas são do tamanho da consciência humana. Se não adotamos uma postura humana, pode acontecer de um problema realmente aparentar ser maior.

Presos à uma ilusão à cerca da verdade e da realidade, não conseguimos acreditar em nós mesmos. Não acreditamos em nossa força, em nosso poder e em nossa capacidade de ultrapassar qualquer barreira que se apresente à nossa frente.
Presos à esta ilusão, nos sentimos pequenos, diminuídos e incapazes. Enxergamos os problemas como paredões invencíveis,  e ainda assim, rendemo-nos à falsa satisfação.

Como pode sentir-se satisfeito, pleno e realizado, alguém que sente-se pequeno diante de um problema? Como este alguém pode sentir-se feliz? Como pode este alguém não ficar doente?
Só existe um jeito de vencer um problema: enfrentando o problema, de frente.
E as vezes, só o que precisamos para vencer em definitivo um problema, é olhar para dentro de nós mesmos, reconhecer e descartar as fraquezas, e enxergar, finalmente, nosso verdadeiro tamanho diante do problema.
Você pode estar se perguntando, por que nos aprisionamos e nos iludimos tanto?

Porque olhar para dentro de si mesmo, pode ser muito mais doloroso do que conformar-se com um problema invencível.
Porque olhar pra dentro de si mesmo, é o maior problema da natureza humana.
E porque olhar para dentro de si mesmo, é confrontar a ilusão.

Compartilhar
0
Jaque Borges
Jaque Borges

Artigos Relacionados

2 de julho de 2020

Me reinventei…e me surpreendi!


Leia mais
29 de maio de 2020

Dicas para imunidade


Leia mais
11 de maio de 2020

10 coisas que aprendi na quarentena


Leia mais

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2020 Jaque Borges. Desenvolvido por Neurônio Adicional NA+
    • Apresentação
    • Yoga
    • Formação Instrutor Yoga
    • Índia na Veia
    • Blog
    • Contato