Jaque BorgesJaque BorgesJaque BorgesJaque Borges
  • Apresentação
  • Yoga
  • Formação Instrutor Yoga
  • Índia na Veia
  • Blog
  • Contato
O “Propósito” no novo modelo econômico
7 de junho de 2019
Por que sofremos com uma decepção?
17 de junho de 2019

Por que viver um período ‘sabático’?

O termo “Sabático” vem do hebraico ‘shabat’ (descanso/inatividade), e corresponde ao sétimo dia dedicado ao descanso no costume judaico, conhecido hoje como ‘sábado’.  O ‘Ano Sabático’  também conhecido por Shemitá (“libertação”, na tradução literal do hebraico),  é descrito no Torá (livro sagrado do povo judeu) como o ‘período de descanso da terra’, onde os judeus não podiam cultivar a agricultura, e acontecia a cada sete anos, ou seja, para cada seis anos de cultivo, um ano de descanso, de acordo com as regras da bíblia judaica.

A princípio, este conceito foi incorporado por universidades  que passaram à conceder aos seus professores, licença de um ano a cada seis anos trabalhados, e assim surgiu a ‘licença sabática’ ou ‘afastamento sabático’, que atualmente foi incorporado também por inúmeras empresas que entendem ser este um investimento no potencial de seus profissionais.

Aos poucos a ideia de ‘período sabático’ foi ganhando espaço no mundo corporativo, e hoje já é uma prática usual e reconhecidamente eficiente. Para conseguir esta ‘licença sabática’ na empresa onde trabalha, o funcionário precisa apresentar um projeto pessoal, e não apenas pedir férias.
Período sabático não tem nada a ver com férias.

Mas no Brasil, esta prática ainda não foi bem incorporada por empresas e por trabalhadores. Apenas 8,4% das empresas brasileiras adotam esta prática por que ainda vivem alicerçadas em resultados imediatos ( e investir em um ano sabático de um funcionário trará resultados à médio ou longo prazo).
Em contra partida, boa parte dos funcionários têm medo de deixar o emprego por este período, correndo o risco de perder sua vaga de trabalho.

Empregados e empregadores no Brasil, ainda não tem consciência de que a técnica extrema somente é eficaz para robôs. Aos homens é fundamental a vida plena.

Mas, e se a empresa onde você trabalha não tem este tipo de programa, ou se você é um profissional liberal o que fazer? Como sonhar com a realização de um período assim se não posso me ausentar por um ano?
Calma. Estamos falando de períodos sabáticos, e isto não precisa ter 12 meses de duração.
Você pode definir este período como quiser.

Um período sabático está profundamente ligado à buscas pessoais, ao processo de desenvolvimento pessoal e ao auto conhecimento. Neste período, você deve buscar realizar algum sonho guardado, ou aquele projeto que parecia excêntrico, ou aquela viagem fabulosa. 
O período sabático leva o indivíduo a sentir a realização pessoal acima de tudo, e isso funciona como uma injeção de animo, de vitalidade, de amor e desejo de realizar mais.

Claro que não basta decidir que quer tirar um período sabático. Você precisa encontrar o que verdadeiramente te move, o que dá sentido à sua vida, quais sonhos ainda sonha, e a partir disso, definir o que e como fazer.
Se você é profissional liberal, o ideal é juntar recursos suficientes para manter-se, sem rendimentos, durante este período. Vale até desfazer-se de bens que não farão falta como carro, bicicleta, aparelhos ergométricos, e dependendo do caso, até a casa.
Se estes recursos já existem, não perca tempo: reflita sobre seu destino e vá.

 Com vidas mais longas vêm carreiras mais longas e aposentadorias mais longas , a primeira para conseguir bancar a segunda. Mas uma carreira de 40 anos, que termina aos 60 ou 65 anos, é uma perspectiva muito diferente de uma carreira de 50 anos que termina aos 70 ou 75 anos, e cientes disso, não estamos mais nos contentando somente em viver para o trabalho e de trabalho. O período sabático pode ser a fase de renovação que todos nós precisamos para conseguirmos chegar à aposentadoria com qualidade de vida, com disposição e cheios de sonhos ainda. 

Pense nos sonhos que você ainda não realizou por conta do trabalho. Planeje. Crie as circunstâncias para realizar este sonho, e torne a vida mais leve, mais fácil, mais dinâmica e plena. 
Viva o seu ‘período sabático’ para descobrir que você pode ser completo e realizado.

E não pare de sonhar e acreditar que a vida não precisa ser dura e cruel.

Eu em reverência ao Ganges- Varanasi- Índia

E se precisar de uma ajuda para colocar seus planos em ação, envia uma mensagem pra mim, pois terei muito prazer e me sentirei honrada em orientar seus passos nesta realização.
Nós do Índia na Veia – Conexão Yogi, estaremos novamente na Índia em Fevereiro de 2020.

Venha conosco!

Compartilhar
0
Jaque Borges
Jaque Borges

Artigos Relacionados

2 de julho de 2020

Me reinventei…e me surpreendi!


Leia mais
29 de maio de 2020

Dicas para imunidade


Leia mais
11 de maio de 2020

10 coisas que aprendi na quarentena


Leia mais

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2020 Jaque Borges. Desenvolvido por Neurônio Adicional NA+
    • Apresentação
    • Yoga
    • Formação Instrutor Yoga
    • Índia na Veia
    • Blog
    • Contato