Jaque BorgesJaque BorgesJaque BorgesJaque Borges
  • Apresentação
  • Yoga
  • Formação Instrutor Yoga
  • Índia na Veia
  • Blog
  • Contato
Não vou discutir
7 de dezembro de 2018
Formação Instrutor de Hatha Yoga 2019 – Nível I
11 de dezembro de 2018

Não fuja das dificuldades

Quando eu assisto filmes que retratam períodos antigos da nossa civilização, me pergunto se nós, como estamos hoje, conseguiríamos sobreviver à todas aquelas dificuldades?
Sim, eu concordo que evoluímos e por isso hoje temos a nossa disposição saneamento, infra estrutura, industrias, mais cultura e educação, mais cuidados com a saúde, uma comunicação nunca sonhada, e a tecnologia dos filmes futuristas,  enfim, temos tudo que possa garantir um modelo de vida melhor, mais tranquilo, e fácil.

Ocorre que isso parece muito bom, mas, em verdade, é um câncer mortal.
E como câncer, ceifa a vida lentamente, enquanto sua vítima ainda se sente saudável e gozando de vida plena.
Não nos demos conta do que está acontecendo conosco enquanto desfrutamos de todo esse progresso.
Temos todos os recursos disponíveis para uma vida melhor, mais tranquila e fácil, mas nunca tomamos tanto anti depressivos, ao longo da história, como fazemos hoje. E não venha me dizer que é por que antigamente as pessoas não sabiam que tinham depressão. Não sabiam, por que não tinham depressão. Por que elas eram obrigadas a ficar algumas horas por dia sem fazer nada.

No século passado nós eramos obrigados, por não haver outra opção, a comer, e na hora certa, comida produzida em sítio, conservada no máximo em banha de porco. Eramos obrigados a sentarmo-nos à mesa todos juntos para a refeição, e ao final do dia de trabalho, sem energia elétrica, a alternativa era a reunião em volta de uma fogueira, ou lareira para prosearmos sobre a vida.  Eramos obrigados à andar a pé varias vezes ao dia. No século passado pouco tínhamos, mas muito éramos.

Hoje, temos tudo e nada somos. Tudo que tínhamos em nossas mãos evoluiu, mas o que éramos estagnou-se para não dizer que recuou uns vários passos.
Perdemos por completo a noção do que somos para viver em função de tudo aquilo que podemos ter.
E é esse lapso que está nos tornando cada vez mais fracos. A ponto de ficarmos reconhecidos na história como “a geração mimimi”.
Seria bem engraçado não fosso tão trágico e fatal.
Esse conceito hiperbólico de ‘evitar o sofrimento’ é a causa do câncer que destruirá por completo a humanidade.

A psicóloga e sobrevivente de Aschwitz, Edna Eva Eger conta que as crianças mimadas foram as primeiras a morrer no campo de concentração, por que esperavam que outros viessem salvá-las, e como não haviam aprendido a salvar a si mesmas, desistiam e morriam. Triste demais essa narrativa.

As dificuldades do dia à dia não podem ser encaradas como sofrimento. Sofrimento é a forma como você escolhe vivenciar os tropeços que a vida lhe apresenta. O que significa que não precisa ser sofrível.
Busque a cada dificuldade, analisar todas as possibilidades para, em primeiro lugar, encontrar as ferramentas e enfrentar essa dificuldade. Encare isso apenas como um desafio engrandecedor, nunca como uma perseguição do universo à você. E ainda que você se sinta despreparado para esse desafio, encare de frente, mas não fuja. Não agir é tão nocivo quanto a ação incorreta.

As dificuldades são a maneira que a vida encontrou de passar você para um nível à cima. Enfrentou o desafio, recebe um diploma e sobe de nível. Se não enfrentou, espere mais um pouco. A vida envia novamente essa mesma dificuldade, talvez com uma cara um pouco diferente, pra mais uma vez te motivar a subir de nível, e finalmente tornar-se um doutor em desafios.
Qual a vantagem em ser um doutor neste assunto? Você terá vivido sua vida em todas as possibilidades e experiências, sem perder nenhuma das mais infinitas sensações que só a vida pode oferecer.
Você poderá finalmente dizer que sentiu o sabor que a vida tem.
Você terá vivido!

Compartilhar
0
Jaque Borges
Jaque Borges

Artigos Relacionados

2 de julho de 2020

Me reinventei…e me surpreendi!


Leia mais
29 de maio de 2020

Dicas para imunidade


Leia mais
11 de maio de 2020

10 coisas que aprendi na quarentena


Leia mais

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2020 Jaque Borges. Desenvolvido por Neurônio Adicional NA+
    • Apresentação
    • Yoga
    • Formação Instrutor Yoga
    • Índia na Veia
    • Blog
    • Contato