Raízes e Asas

Seria muito mais fácil iniciar este texto mencionando algumas das dificuldades e tragédias pelas quais a humanidade vem passando.
Seria ainda mais fácil, mencionar a atual situação do Brasil.
Mas lembrei-me que meu sonho é ver um mundo bem diferente, e muito mais harmonioso. Na verdade , meu sonho é ver o mundo exatamente como ele é, mas com uma civilização habitando-o.

E me veio à lembrança uma mensagem de Osho: “Se você encontrou seu centro, então você terá encontrado tanto suas raízes como suas asas”. Então, essa foi minha inspiração para hoje.
Parei. Respirei profundamente. Reposicionei meus pensamentos. Preenchi minh’alma de Paz, e recomecei o dia.

Então, comecei a escrever.
Escrever sugerindo que busquemos nossas raízes. Raízes são o alicerce, a estrutura básica de sustentação de algo. Raízes trazem a nutrição, a força de resistência e estabilidade. Você precisa encontrar suas raízes, e permanecer sempre cuidando delas, valorizando-as, para manter forte esse seu alicerce.
No Yoga, praticamos um Asana(postura) chamado Vrikshasana, ou Postura da Árvore, onde trabalhamos intensamente esta consciência de base e estrutura de uma raiz, para garantir a integridade, a leveza e a existência da copa de uma árvore.

Mas vou escrever pra sugerir que busquemos nossas asas. Asas permitem voar. Asas para conhecer a verdadeira liberdade de espírito, que não se prende a nenhum tipo de “norma”. Asas para entender que o verdadeiro limite é o infinito e o eterno.
Uma pessoa centrada, equilibrada, usa sem medo suas asas para alçar vôos maravilhosos e ousados, por que sabe que tem raízes fortes, não voa sem pensar em seus semelhantes também, e assume tudo que possa advir da escolha deste voo.
É como voar, carregando além do seu próprio destino, sua própria pista de pouso.

Seria tão simples, e profundo, e perfeito, e utópico, e surreal…nem parece possível.
Mas é mesmo simples assim!
Sem a segurança de um destino certo e de um pouso tranquilo ninguém bate asas pra voar. Exceto os malucos.
Entender profundamente quem você é, onde você quer chegar, que ações precisa tomar para isso, e principalmente, reconhecer e atracar-se à seus valores éticos é exatamente o fortalecimento de suas raízes, de sua base.
Feito isso, não há mais o que temer, e alçar seu grande voo passa a ser inevitável e real.
Voar com total sensação de liberdade e de capacidade, certo de que encontrará em seu pouso a segurança e estabilidade de que precisa, só poder gerar um tipo de sensação: Paz de Espirito!
E, você conhece alguém que tenha encontrado sua paz interior e está infeliz com isso?

Não há paz, não há saúde, não há harmonia, não há crescimento, não há evolução e prosperidade sem Raízes e Asas.
Pois que entre Raízes e Asas há um caminho do meio, há um equilíbrio dinâmico que sustenta a realidade.
Entre Raízes e Asas há você realizado.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *