Tem um asana ideal para o inverno?

Tem sim, claro que tem.
O Samkhya nos ensina que os ‘Pancha Mahabhutas’, ou os ‘Cinco Grande Elementos’ do Universo(éter, ar, fogo, água e terra) estão presentes em toda criação.
O corpo humano é formado dos 5 elementos, assim como toda a natureza que nos cerca, e isso inclui a definição do clima. Como você pode perceber, somente o elemento fogo tem a característica de produzir calor, e se apresenta para nós na forma do Sol. E No inverno, a incidência do Sol é menor.

Então, o inverno é um período frio, e em nosso país, em geral também muito seco.
O asana ideal a ser praticado nesse período é aquele que estimula a circulação do elemento ‘fogo’, que em geral são asanas mais vigorosos, que aquecem o corpo, e se praticados com um pranaiama adequado podem energizar e aquecer ainda mais todo o corpo.

Os perigos do inverno
A ausência do elemento fogo no clima frio, se manifesta em tudo que está sob influência deste clima, e traz como reflexo imediato uma espécie de hibernação do metabolismo. Bate aquela vontade de ficar mais tempo debaixo das cobertas, de não sair do quentinho aconchegante de casa, e parar com as atividades físicas, como yoga.
Para os ursos tudo bem hibernar por meses, mas para nós isso não é muito indicado.
Por isso é ainda mais importante a prática de yoga(asanas) no período de inverno.
Curta sim uma preguicinha, mas só de vez em quando.

Respeite os limites do seu biotipo
Lembre-se de que você deve respeitar seus limites físicos e seu biotipo Vata/Pitta/Kapha na escolha do asanas.
Via de regra, todos podem e devem praticar asanas mais vigorosos no inverno, porém as pessoas de natureza Kapha(terra e água) podem abusar, aliás quanto mais, melhor; as pessoas de natureza Pitta(fogo e água) devem manter-se atentos para não estimular muito o fogo já presente neles, isso pode acarretar irritabilidade;  e os Vata(éter e ar) precisam de cuidados pois estes asanas muito vigorosos desgastam o organismo que nos vatas já se desgasta por si só.

Aqui vão algumas dicas:
– a primeira dica não poderia ser outra: SURYANAMASKAR – uma sequência de 12 asanas em saudação ao Sol que além de aquecer e energizar todo o corpo, induz à conexão com a energia inspiradora do astro Rei, do Ishvara na forma de Sol, que traz luz, vida e calor à toda a criação. Repetir algumas vezes esta sequência de forma vigorosa nos faz transpirar. E aquece mesmo!


– Todos os asanas desta sequência em separado
– Salabhasana ou Postura do Gafanhoto
– Dhanurasana ou Postura do Arco
– Purvottanasana ou Postura de extensão inicial (também conhecida como prancha dorsal)
– Parighasana ou Postura da Tranca
– Todas as invertidas: Kapalasana, Halasana, Vipareeta, Sarvangasana, Sirsasana
– Dandasana ou Postura do Bastão
– Navasana ou Postura do Barco
– Mahamudra ou Grande Símbolo(Selo)
– Virabhadrasana ou Postura do Guerreiro

 

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