Por que entoamos mantras?

Este é um tema encantador.
Vamos começar entendendo o que significa entoar?
Entoar pode ser definido como ‘enunciar em voz alta’, ‘dar o tom’ e ‘dar início à…’, no caso, dar início à um canto, mas podemos também mergulhar na interpretação da mágica que um mantra pode operar e entender que se está iniciando um processo de transformação.

E os mantras, o que são?
Mantra é o conjunto de sons de poder, desenvolvido por uma ciência conhecida como MANTRATMIKA (estudo dos sons). No livro sagrado Sanatana Dharma Dípika, vol. I, cap II dos Dasas,  versc. 292, do Suddha Dharma Mandalam, O Senhor Narayana diz: “Sanaka e os demais seres sábios e iluminados chegaram a conclusão de que o Supremo Brahmam, o Eterno, pode ser alcançado mediante o som, sem haver outro meio possível de fazê-lo com êxito.”

O som é uma vibração, uma energia em movimento, que se propaga através das moléculas de ar, e alcança as moléculas de todos os objetos que estiverem ao seu alance. Essa vibração que se propaga interfere diretamente na condição das moléculas que são alcançadas.
E é isso que nós queremos com os mantras. Alcançar as moléculas de nossos corpos físico, mental e energético, com uma vibração de poder, sutil e divina.
Essa nova vibração de poder que estabelecemos através dos mantras traz um novo estado vibracional às moléculas, estabelecendo um padrão mais equilibrado, saudável, harmonioso e poderoso. É sim um processo de auto cura fantástico e explicável, pela ciência.

O mantra mais poderoso e conhecido é sem dúvidas o mantra OM.
Este som vibra o poder da criação, da plenitude e da consciência cósmica que compenetra e sustenta todo a criação. É o som da síntese, da união de tudo no espaço e no tempo( Suddha Dharma Mandalam).
Então, é evidente que entoar OM é extremamente benéfico e auspicioso.

Mas, você pode tornar esta vibração ainda mais poderosa, se junto com a vibração sonora do seu entoar, colocar uma intenção verdadeira.
Por exemplo, ao entoar seu OM, na ressonância que é agradável, confortável e mágica para você, e não como você ouviu alguém cantar, coloque de todo seu coração, a intenção de criar a percepção em você, da plenitude, da consciência cósmica compenetrando todos os seres, da síntese de tudo em você mesmo.
A intenção que você coloca é como uma chave secreta que abri as portas do baú secreto que contém o tesouro secreto dos mantras.
E quando você quer mesmo ouvir um som você faz tudo que pode para remover os obstáculos, como abrir portas e janelas, diminuir ruídos à sua volta. Isso quem faz pra você é sua intenção no mantra.

E eu acredito que todos vocês já entenderam o que a ciência vem se esforçando para nos explicar: existe uma constante vibração que mantém as moléculas de nossos corpos assim coesas, fazendo existir por fim esta matéria mais densa; e que essas moléculas são sim afetadas positiva ou negativamente pelas ondas sonoras, e até por outros tipos de ondas que não precisam ser mencionadas aqui.
Eu espero que este seu entendimento, o leve a escolher vibrações sonoras bem positivas, harmoniosas e curativas, como os mantras, por exemplo.

Entoe!! Pratique!! Intencione!! Transforme-se!!

NMASTÊ!

 

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *