Jaipur – Uaaalll…que cidade linda!

A Índia tem esse dom de não parar de surpreender…nunca!
Nosso próximo destino do roteiro era Jaipur. Eu não sabia muito bem o que esperar de uma cidade da qual nunca ouvira falar,  no estado do Rajastão, do qual já ouvira falar.

Jaipur é a capital e maior cidade do estado do Rajastão, e durante o domínio britânico na Índia foi a capital do estado principesco de Jaipur. Tem cerca de 3 milhões de habitantes e foi fundada em 18 de novembro de 1728 pelo Marajá Sawai Jai Singh II, o governante de Amber.
A primeira cidade planejada da Índia ficou mundialmente conhecida como ‘Cidade Rosa’,  já que em 1876 o seu marajá mandou pintá-la dessa cor, para a visita do Príncipe de Gales. Desde então a cidade é regularmente pintada.

É linda! Um espetáculo à parte. E ao anoitecer, todos os prédios ficam iluminados, criando um visual ainda mais deslumbrante. De dentro dos tuc tucs a gente não sabe pra que lado olhar nesta aventura envolvente.

Mas a aventura principal ainda estava pro vir: andar de elefante.
Na visita ao Forte Amber, um palácio fortaleza, de arquitetura inteligente, ousada e exuberante, subimos as vias estreitas de acesso montados em elefantes…INESQUECÍVEL!

Eu confesso que à princípio tive medo, já que nunca consegui andar à cavalo. Mas, eu estava lá, com meu marido, e um grupo pra lá de animado…IRRESISTÍVEL!
Nem pensei  em medo na hora em que sentei no cesto sobre o dorso do elefante.
E ele começou a balançar, suave e delicado, de um lado para o outro. O balanço acompanhava seus passos que mais pareciam acariciar o chão. Uma montanha de pura bondade e doçura.
Essa foi uma das mais inesquecíveis aventuras da Índia.

O comércio convidativo da cidade de Jaipur também merece um destaque. Um dos melhores lugares pra comprar roupas e artigos indianos, com preços bem interessantes, principalmente quando pechinchamos…rs
Aqui em Jaipur eu comprei lindos sapatos tipo babouche em couro de camelo, feitos à mão. Também foi difícil escolher qual cor e desenhos comprar.

Jaipur, a cidade que eu nem sabia que existia, mas que agora faz parte dos meus sonhos!!

 

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *