Por muitos anos me senti menosprezada por muita gente à minha volta por que eu sou uma pessoa ‘utópica’.
E sou mesmo.
Minha essência acredita que há sim uma maneira de coexistirmos em uma sociedade ideal, fundada em justas leis e em instituições comprometidas com o bem estar coletivo. Uma sociedade onde todos vivem por todos.
Acontece que, em sua etimologia, utopia significa ‘lugar que não existe’, o que obviamente, reforça a ideia de que ser utópico é viver num mundo de conto de fadas.
Mas ser tratada daquela maneira, as vezes até irônica, me incomodava muito, e passei a observar melhor essa questão utópica.
Por que parece assim tão difícil uma sociedade ideal? Por que parecem tão malucos os utópicos?
Qualquer pessoa que faça essas perguntas e analise verdadeiramente os dados reais, vai chegar as mesmas conclusões: não há nada de errado com a utopia. O problema está em viver na utopia, sonhando com o mundo ideal, e apenas reclamando no mundo real.
A grande maioria dos utópicos parece gente maluca por que vive sonhando e esperando que seu sonho torne-se realidade, como num passe de mágicas, como acontece nos contos de fadas. Isso não rola. Não é assim que o mundo torna-se ideal.
E uma boa parte desses utópicos, revolta-se por não encontrar este mundo ideal na realidade atual e apenas rebela-se, tornando a imagem do sonhador ainda mais maluca.
Vou tentar deixar aqui algumas dicas para a concretização da utopia:
– pergunte-se sempre como você seria no seu mundo ideal (não adianta preocupar-se com as outras pessoas, por que estamos trabalhando com o seu mundo ideal, e com os seus sonhos)
– como você acordaria no seu mundo ideal? Como se vestiria, que tipo de moradia escolheria. Como seria seu transporte, como se relacionaria com as pessoas nessa sua utopia?
Agora comece a agir como se estivesse nesse seu mundo ideal. Acorde, vista-se, saia de casa para trabalhar, ou não, locomova-se como sonha, coma o que você sonha e se relacione com as pessoas exatamente como é em sua utopia. Pronto. Virou realidade.
Mas a sua realidade. Por que no mundo ideal, o ideal de todos, inclusive os diferentes do seu ideal, precisa ser respeitado.
A tão sonhada harmonia social que mais parece utopia é tão somente a habilidade de aceitar e respeitar os diferentes ideias sonhados.
Mesmo que você não entenda como pode alguém gostar de coentro, tem quem goste sim.
E é justamente essa falta de habilidade em lidar com os ideais alheios que transforma o ser utópico e sonhador em um terrível monstro social, que vive no mundo da lua, e insatisfeito com o mundo como ele é.
Então, o seu mundo ideal, o mundo dos seus sonhos está em suas mãos. Mas ele é o seu mundo ideal, e não é ideal para mais ninguém, ainda que alguns outros sonhos se pareçam com os seus.
Faça tudo que pode ser feito hoje para viver esse sonho, na real. Seja o ser que você tanto sonha, e estimule as outras pessoas a serem como são em seus próprio sonhos.
Por que sonho é bom mesmo quando vivenciado.
Sonhe! Deseje! Mas vá atrás da realização em você e através de você!
E viva a UTOPIA!!!!!
Desejo à todos uma semana repleta de sonhos e realizações!